Como comunicar com o Checkin no Secullum Ponto Web?

No Ponto Web, podemos cadastrar um equipamento Checkin para controlar acessos de funcionários em locais com um baixo investimento, podendo ser utilizado em TabletsSmartphones e em sistemas operacionais Windows.

Checkin é um aplicativo que permite validar acessos através de reconhecimento facial, senhas numéricas, QR Codes e códigos de barras, funcionando como um firmware que roda em dispositivos Android, iOS e Windows.

Algumas informações para a utilização do Checkin com o Ponto Web:

  • Não há custos adicionais para sua utilização, podendo ser usado em qualquer plano:
  • Para uso de Senha NuméricaCódigo de Barras simples ou QR Code, qualquer plano pode ser escolhido (BasicPROUltimate);
  • Para uso com Reconhecimento Facial, deve ser escolhido o plano Ultimate e deve-se ativar a opção BioWeb na Área do Revendedor;
  • O Checkin funciona apenas com internet, Wifi, 4G, 3G;

Esse aplicativo é uma boa opção para funcionários que trabalham externamente e que possuem apenas um celular/tablet cedido pela empresa para realização das marcações, dessa forma, os funcionários incluiriam sua face ou Nº Identificador para inclusão de marcações, indo diretamente para o Secullum Ponto Web de forma online.

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O que diz a lei sobre o uso do Checkin?

Lembrando que o Checkin é permitido como um Sistema alternativo eletrônico de controle de jornada regido pela Portaria 373/2011.

Segundo o MTE, os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Para este caso, a legislação dispensa a certificação prévia perante órgãos técnicos e o registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Ela exige apenas que os sistemas não admitam:

I – Restrições à marcação do ponto;
II – Marcação automática do ponto;
III – Exigência de autorização prévia para marcação de sobre-jornada; e
IV – A alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

Características do Checkin

  • Compatível com Android, iOS e Sistema Operacional Windows;
  • Pode ser utilizado em Smartphones, Tablets, Computadores e Notebooks;
  • Integrado com os softwares .Net e Ponto Web da Secullum.
  • Acionará fechaduras, catracas ou cancelas;
  • Identificará pessoas através de:
  • Reconhecimento facial (Necessita BioWeb);
  • Senha numérica (Nº Identificador)
  • Impressão Digital; *
  • Cartão de proximidade; *
  • QR Code;
  • Exibe mensagens na tela;
  • Tocará sons personalizáveis ao realizar acessos; *
  • Comunicação Offline e On/Off;
  • Inclusão da Geolocalização na batida;

* Itens ainda não desenvolvidos, poderão ser implementados sob demanda.

Aplicativo Checkin

Baixe o app Secullum Checkin e instale no celular, tablet ou computador, abaixo link para download:

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Abaixo procedimentos para a configuração do Checkin:

Cadastrando o equipamento Checkin

Para cadastrar o equipamento Checkin no Ponto Web, vá até o caminho: Manutenções – Equipamentos – Cadastro – clique em Incluir. Nessa tela temos as seguintes informações:

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  • Descrição: Dê um nome para o equipamento;
  • Marca/Modelo: Selecione Secullum Checkin;
  • Comunicação: Selecione o tipo de comunicação, nesse caso TCP/IP;
  • Centro de Custo: Opção para que o equipamento receba apenas marcações de um centro de custo específico;

Após o cadastro, clique em Salvar.

Configurando o aplicativo Checkin

Depois de instalado o aplicativo no celular, tablet ou computador, clique no cadeado na parte inferior, em seguida arraste o dedo da esquerda para direita e clique em Configurações de Rede. Nessa tela clique em Editar Usuário e configure SistemaUsuárioBanco e Equipamento, conforme vídeo explicativo mais abaixo.

Após a confirmação dos dados, clique em Testar conexão para verificarmos se a conexão é estabelecida com êxito, em seguida, clique em Salvar, para salvar as configurações:

Configurando os leitores do equipamento Checkin

Depois de cadastrarmos o equipamento e configurarmos o Checkin corretamente, entre em Configurações -Periféricos do equipamento no Ponto Web, para configurarmos os tipos de leitores que o app funcionará:

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Leitores

  • Teclado: Permite realizar acessos via teclado, inserindo o Nº Identificador da pessoa cadastrada no Ponto Web;
  • Face: Permite realizar acessos via biometria facial, para usar essa funcionalidade, deve-se habilitar o BioWeb;
  • Barras: Habilita a opção Tipo de Barras:
  • Tipo de Barras: Permite realizar acessos via barras do tipo: QR Code, Código 39, 2 de 5 Intercalado, PDF 417;
  • Câmera padrão: Câmera que será acionada ao selecionar a opção de Reconhecimento Facial;
  • Não permitir troca de câmera: Marcando a opção, não será mais possível trocar a câmera no momento do reconhecimento facial, deixando fixo o que foi selecionado em Câmera padrão.

Após configurar os leitores que forem utilizados, clique no ícone dbd34597 39d1 40a4 b716 3d23a278cee4, para enviar as configurações ao Checkin:

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Finalizado todos os procedimentos acima, basta realizar acessos conforme a configuração desejada.

Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

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