Geolocalização Fictícia na Central do Funcionário

Geolocalização é uma tecnologia que utiliza GPS, GSM ou Wi-Fi para determinar a localização geográfica de um dispositivo. É muito eficiente em diversos processos do dia a dia, tanto na vida pessoal quanto em questões logísticas de empresas que precisam de um sistema de monitoramento para equipes externas, prestadores de serviços, entregadores, teletrabalhadores, entre outros.

Com o objetivo de dar uma solução para esses colaboradores externos, o aplicativo  Ponto Web – Central do Funcionário, conta com a já conhecida marcação de Geolocalização, na qual os gestores podem ver onde estão marcando seu ponto, trazendo segurança e transparência para a gestão dos empresa e funcionários.

 

O que diz a lei sobre o controle de ponto pelo celular e a Geolocalização?

O rastreamento do tempo do celular é legal e regulamentado de acordo com os parâmetros da Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta portaria estabelece a possibilidade de utilização de sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho. Isso significa que é possível realizar o rastreamento de tempo sem a necessidade de um relógio de ponto tradicional.

Em relação à geolocalização, o uso de um dispositivo de geolocalização não só é permitido como também recomendado, visto que se o funcionário estivesse na empresa durante o horário de trabalho, o empregador saberia exatamente onde ele está, dedicando-se às suas funções.

 

Existem desvantagens na geolocalização?

Uma das maiores desvantagens da geolocalização é que ela pode gerar sensação de insegurança e invasão de privacidade por parte dos funcionários, que não querem que informações muito pessoais sejam compartilhadas sem autorização ou que usarão localizações falsas para marcar seus pontos.

Nesse sentido, podemos nos deparar com casos em que funcionários externos utilizam aplicativos alternativos para demonstrar sua localização, mas que não apresentam sua localização real para o controle de horas. Geralmente chamados de Fake GPS, esses aplicativos mudam facilmente de localização e é muito difícil para o RH ou para os gestores verificar se essas localizações já foram alteradas pelos funcionários.

No entanto, no aplicativo Central do Funcionário, podemos identificar esses usuários que tentaram fazer marcações durante o uso de aplicativos com GPS falso em seus dispositivos. Os gestores, por sua vez, acompanharão dentro do  Ponto Web, as marcas que foram contornadas pela localização falsa.

Aviso
A partir da versão 1.26.1 do app Central do Colaborador foi incluída a opção de informar o local fictício.

 

Com isso, os gerentes de ponto podem orientar os colaboradores ou tomar algumas providências com essas informações, trazendo assim transparência, confiança e segurança para quem utiliza o sistema de gerenciamento de tempo.

 

Como funciona na Central do Funcionário a Geolocalização Fictícia?

A identificação de um local falso se dará automaticamente pelo aplicativo Central do Funcionário. Basta que no sistema Ponto Web esteja marcada a opção Permitir inserção manual de ponto via central do funcionário em Manutenção – Central do Colaborador – Inclusão de Ponto.

Assim, quando os funcionários utilizarem aplicativos em seus dispositivos para alterar sua localização, uma mensagem será exibida a eles no momento da inclusão do ponto, conforme imagem abaixo:

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Após a marcação com o local fictício, o gestor do  Ponto Web poderá conferir essas marcações em Movimentações – Solicitações da Central do Funcionário. Eles podem, assim, tomar medidas preventivas contra os funcionários, se necessário:

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Importante
A identificação de um local fictício em smartphones funcionará apenas no Android. Para iOS, um aplicativo próprio detectará a localização exata da pessoa, mesmo com o uso de aplicativos de terceiros que alteram a localização.

 

É importante ressaltar que as marcas offline também serão identificadas caso nosso aplicativo detecte que o Fake GPS está ativado no celular. Assim, os funcionários online e offline verão uma mensagem informando que o local está sendo simulado pelo dispositivo.

Perímetros Autorizados

Outra alternativa que pode ser utilizada e que a Central do Colaborador também possui são os Perímetros Autorizados. Esta opção permite cadastrar os locais autorizados onde os funcionários externos devem fazer suas marcações. Caso o funcionário tenha algum imprevisto e marque fora daquele local, o gestor precisará analisar e autorizar esse registro.

Essa escolha também pode ser interessante na tentativa de mitigar problemas envolvendo a localização dos funcionários.

 

Conclusão

A geolocalização é uma tecnologia que se tornou parte do nosso dia a dia. Sua operação simples e segura é uma poderosa ferramenta que pode acompanhar a jornada de colaboradores externos ou remotos, uma grande ajuda para os gestores da atualidade.

Com todas essas soluções citadas acima, a Central do Funcionário é uma ferramenta que vai te ajudar a fazer esse controle sem dores de cabeça e preocupações.

 

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o Suporte.

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